Chegou o mês das crianças! Mas com a atual situação financeira do país, vários brinquedos estão muito caros e nem compensam o investimento. Por isso, hoje trouxe uma sugestão de DIY que você pode fazer para divertir a criançada e, ao mesmo tempo, dar uma aula de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.

imagem 01

Materiais:

  • Tampa de caixa de sapato
  • Palitos de churrasco
  • Cartolina colorida
  • Cola instantânea
  • Canetinha
  • Bolinha de gude
  • Washi tape (opcional)

imagem 3 copy

  1. Primeiro, corte um pedaço da cartolina do tamanho da parte interna da tampa. Em seguida, desenhe um labirinto fácil com lápis (não bote muita força no risco para que ele não fique aparente). Se você não souber desenhar um labirinto, basta pesquisar no Google por imagens de labirintos infantis e copiar na sua cartolina; foi assim que eu fiz o meu.

2. Depois de ter desenhado o traçado do labirinto, cole a cartolina dentro da tampa.

3. Os palitos de churrasco serão as paredes do seu labirinto; por isso, você vai ter que cortá-los dos tamanhos do seu desenho traçado na cartolina. Cada tracinho será um pedacinho de palito, portanto, use o desenho como base para medir os tamanhos dos palitos cortados.

Eu cortei os meus usando um estilete comum e ainda dei uma lixadinha de nada nas pontas dos cortes usando uma lixa de unha, só para dar um acabamento mais certinho.

imagem 05

Eu usei alguns pedaços de fita washi tape para decorar os palitos de churrasco e deixar o brinquedo mais atraente, mas você pode usá-los na madeirinha crua mesmo, ou ainda pintar com tinta para artesanato. A washi tape é prática porque basta cortar o pedaço e colar no palito, sem precisar esperar nada secar, e dá um toque super fofo ao projeto.

4. Então, cole os pedaços dos palitos conforme seu labirinto a lápis. Gosto de usar a cola instantânea para não ter que ficar apertando enquanto espera a cola secar. Mas se você não tem prática com ela, use cola branca mesmo.

imagem 07

5. Por fim, basta desenhar dois “X” com a canetinha, indicando onde começa e onde termina o trajeto. O desafio do brinquedo é tentar percorrer o labirinto com a bolinha, movendo a tampa para que ela vá deslizando.

imagem 9 

imagem 09

Se eu, que sou adulta, me diverti com meu projeto, imagina a criançada! E o melhor de tudo é que eles aprendem desde cedo a importância da reutilização e reciclagem de materiais, e você diverte seus filhos com brinquedos que custaram quase nada. Pense nisso!

imagem 01

 

 

 

 

Comments

comments

Manuela Lopes

Manuela Lopes é uma arquiteta adepta do “faça você mesmo”. Cansada de ouvir que decorar é caro, criou o blog Simplichique. Acredita que a casa deve ser tratada como um verdadeiro lar doce lar e, sempre que pode, incentiva todos a pensarem da mesma forma.