Encontrar o lugar ideal para morar não é tarefa fácil. Após tanto tempo escolhendo, você finalmente encontrou o apartamento mas se deparou com uma nova realidade, a cozinha é pequena. A maioria dos imóveis modernos possui mesmo cômodos menores, o que se torna um BAITA desafio na hora da decoração.

+ 10 Idéias Para Organizar a Sua Pequena Lavanderia

Mas não é impossível tornar esse ambiente mais espaçoso e funcional só com a arrumação. Basta um pouco de criatividade, muita organização e um bom planejamento para dispor os móveis e eletrodomésticos da melhor maneira. Veja as nossas dicas abaixo:

791f7adee7ddb090acfc8cadde928c07

  1. Primeiros Passos

Tantos móveis em tão pouco espaço, esse é o maior drama de quem precisa lidar com uma cozinha pequena. Mas, não é preciso se desesperar! O primeiro passo é identificar onde está a saída de gás do cômodo, é lá que o fogão ficará.

eded6c4c109b308d0c44995ba6f965e7

Na sequência observe onde tem tomadas. A partir daí, você irá definir onde a geladeira e outros eletrodomésticos irão ficar. Outra dica fundamental é medir as paredes da cozinha, assim você não irá errar na hora de comprar os móveis.

      2. O Fogão Certo Para Você

Você não costuma fazer comida? Então você deveria considerar utilizar o cooktop, um fogão sem forno acoplado. Além de não ocupar muito espaço, esse eletrodoméstico é capaz de transformar as cozinhas pequenas em ambientes sofisticados e modernos.

29e05ecafc089e4dc71ef4063421473c

Esse tipo de fogão, que não vem com forno, é perfeito para quem já possui microondas ou forninho elétrico. Afinal, esses eletrodomésticos também colaboram bastante com otimização de espaço.

        3. O Melhor Tipo de Geladeira  

Na hora de escolher o refrigerador é preciso levar em conta as reais necessidades de sua família. Se você mora só ou com mais uma pessoa, a geladeira de uma porta é a ideal. Por ocupar menos espaço, ela é recomendada para quem tem cozinha pequena.

0fed059c5b416c6020352dfd134b7734

Uma dica importante é optar por modelos frost free. Eles são mais práticos para limpar e não acumulam gelo. Por esse motivo, você não irá perder parte alguma do freezer com camadas espessas de gelo como ocorria nas geladeiras mais antigas.

       4. Explore As Paredes ao Máximo

Em ambientes pequenos, é preciso explorar bem as paredes para conquistar mais espaço. Prateleiras, estantes de nicho e cubos organizadores instalados acima da pia ou geladeira são excelentes alternativas. Dessa forma, você consegue ter tudo o que precisa na cozinha e sem deixar o cômodo com um clima sufocante.

3b4c16473b27baaf4b4635e3e45cee01

5ada991abed8a543ab98f3d0c7a416d2

Outra dica funcional é guardar batedeiras, liquidificadores, entre outros aparelhos portáteis para cozinhar, acima da geladeira. Afinal, eles são mais utilizados no fim de semana, quando há um pouco mais de tempo, para preparar refeições e sobremesas, não é mesmo?

       5. A Cor dos Móveis

Uma dica simples, para deixar a cozinha pequena parecendo maior, é comprar móveis brancos ou de cores claras. Isso porque as cores claras deixam o ambiente mais iluminado e dão a sensação de que é mais amplo.

9c5dc7f9be5b357ff35fac10ae8dc419

Fotos: 1 I 2 I 3 I 4 I 5 I 6 I 7 

Sua cozinha também é pequena? Conte para gente se a sua decoração criou a sensação de amplitude no cômodo.

 

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.