Ninguém precisa se acostumar com o cinza das construções! Cada vez mais moramos cercados de prédios, concreto e asfalto e acabamos deixando de curtir uma das coisas mais bonitas e prazerosas dessa vida, a natureza. Quem tem um jardim, ou uma área de lazer externa em casa sabe do que estamos falando. Como nos faz bem estar cercados de plantas, água, flores e sol.

Se você mora em um apartamento, é bem provável que você tenha uma cobertura, varanda, ou pedaço de laje sem uso. Por menor que seja esse espaço, estamos aqui para mostrar quantas coisas você pode fazer para transformar esse ambiente. Algumas das dicas mostradas abaixo são baratas e podem ser feitas aos poucos, de acordo com a disponibilidade de cada um. Veja a que melhor se adequa ao seu tempo, dinheiro, gosto pessoal e mãos a obra!

1.Piscina

Se a grana não for um problema, a melhor opção é a de se fazer um deck com piscina, mesmo que pequena, para aguentar os dias quentes de verão. Se espaço for um pouco maior, você pode colocar também uma mesa para receber os amigos e familiares. Dica: aposte nos tons pasteis, as cores fortes se desgastam mais rapidamente com o sol.

cobertura_1_ced20120613043805

2. Cobertura Italiana

Presença de muito verde e de um ambiente acolhedor e tranquilo, um convite ao descanso e a leitura. De preferência para solteiros ou casais sem filhos.

Dica: Os pedriscos são uma boa alternativa aos pisos. São mais baratos e não requerem mão de obra.

0,,69825082,00

3. Cobertura Verde

Quando pensamos em cobertura verde já imaginamos que é uma fortuna. Mesmo se você ainda não ganhou na loteria ou no jogo do bicho RJ , é possível fazer um ambiente bonito, e natural como este, sem grandes custos. Uma pequena cobertura verde num espaço vazio torna o espaço mais acolhedor e ajuda a manter a temperatura mais fresca no local.

Dica: Use vasos com flores para completar o ambiente.3

4. Multi Uso

Se o seu espaço é grande, você pode cobrir uma área. Com uma pequena cobertura já é possível criar uma churrasqueira, um espaço de leitura ou de jogos. Com criatividade, é possivel transformar-se no local preferido da família.

0,,69825080,00

5. Cores

Você pode e deve usar cores na área externa. Em locais com sol muito forte, como no litoral, use cores mais queimadas e em paredes que não recebam os raios solares diretos.

Também vale apostar nas cores nos objetos de decoração, assim você consegue protegê-los dos sol quando não estiver usando. Veja como umas plantas em vasos e alguns móveis podem trazer aconchego a um espaço bem urbano.

f70a2fb559f807e43ac5846dc892c33d

Fotos:1 I 2 I 3 I 4 I

Deu pra ter uma ideia de como o seu espaço pode ficar? Então inspire-se  e vamos lá curtir!

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.