Quando o espaço é limitado, qualquer centímetro mal aproveitado faz falta. Por isso separamos as dicas abaixo, pensando nas maiores dúvidas de nossos clientes e nos maiores erros cometidos na decoração de pequenos ambientes.

Você que mora, ou planeja morar em um pequeno apartamento não pode perder essas dicas para otimizar espaço!

 Veja também: 4 apartamentos menores que 50m2 para inspirar.

 

1. Escolha móveis pequenos

O primeiro erro muito comum é querer colocar os móveis de uma mansão dentro de um apartamento. Conscientize-se de que não cabe, e mesmo que caiba, não adianta ter móveis grandes e pouco espaço em volta deles.

A mesa de jantar é sempre um problema, porque todos querem ter espaço para receber os amigos e fazer uma refeição. A nossa dica é, escolha uma mesa pequena. Pense que na grande maioria do tempo vocês não terão visitas e terão mais espaço livre. Nos dias em que for receber alguém, deixe a opção de usar um balcão ou juntar outra mesinha na sua. Vale a pena!

Vila-Bacana--mesa-pequena02

Vila-Bacana--mesa-pequena

2. Use espelhos

Que ter espelho em casa ajuda a dar efeito de ambiente maior todos já sabem, mas a maioria tem medo de usar. Realmente encher a casa de espelhos não é muito agradável no dia a dia, porém colocar espelho em alguns lugares fica charmoso. Aconselhamos a colocar espelhos em áreas em que você não vai ficar muito tempo, então se for fazer uma parede inteira de espelho, prefira a sala de jantar. No quarto ou sala de televisão vai acabar incomodando. Caso não queira uma parede inteira, um grande espelho apoiado no chão já é o suficiente.

Vila-Bacana-2-espelhos

Vila-Bacana-2-espelhos02

3. Móveis multiuso

As vezes não conseguimos ter todos os ambientes que gostaríamos. Nessas horas vale a pena investir em móveis que mudam de uso conforme as suas necessidades. Sofás cama, mesa lateral que vira mesa de jantar, escada com gavetas… vale de tudo.

Vila-Bacana-3-movel-multiuso

Vila-Bacana-3-movel-multiuso02

 

4. Evite barreiras visuais

Para não se sentir enclausurado dentro do seu apartamento, evite barreiras visuais. Quanto mais abertos e integrados forem os ambientes maior a sua impressão do espaço. Tente usar móveis baixos ou vazados para separar os ambientes, dessa forma não formam barreiras.

Vila-Bacana-4-sem-barreira-visual

Vila-Bacana-4-sem-barreira-visual02

 Veja também: Minha PEQUENA varanda.

5. Se puder, verticalize

Uma ótima maneira de otimizar espaço é verticalizar. Se tiver altura suficiente, faça um mezanino. Se o pé direito no mezanino não ficar muito alto, a melhor opção é usar essa parte superior para o quarto. Como passamos menos tempo na cama, a não quando dormimos, o que não conta, a altura do teto não vai incomodar se for um pouco mais baixa do que o normal. Vila-Bacana-5-verticalize

Vila-Bacana-5-verticalize02

6. Aproveite cada canto

Um grande problema é encontrar espaço para armazenar todos os nossos pertences. E não estamos falando só de roupas não, uma casa exige muitas coisas que ocupam espaço como roupas de cama, panelas e produtos de limpeza.

Para isso, a dica é, aproveite cada canto. Alguns espaços são pouco utilizados, coloque armários nas quinas, prateleiras nos cantos, até penduradores de bolsa e casacos ajudam na organização. Dica, prefira prateleiras a gavetas, as gavetas ocupam mais espaço.

Vila-Bacana-6-canto03

Vila-Bacana-6-canto02

Vila-Bacana-6-canto

7. Prefira cores neutras

As cores neutras e claras ajudam a manter o ambiente iluminado e por isso são uma ótima pedida para apartamentos pequenos. É claro que você não precisa ter a casa inteira branca ou em tons de cinza, pode usar cores sim! Pense em manter a cor predominante em tom neutro e use cores para decorar, nas almofadas, poltrona, tapete, quadros, etc.

Vila-Bacana-7-cores-neutras

8. Valorize a iluminação natural

Como mencionamos no item acima, a iluminação é muito importante em ambientes pequenos, um ambiente escuro dá a impressão de ser ainda menor. Invista nas aberturas, com grandes janelas o menor dos ambientes vai ficar aconchegante. Se a iluminação natural não for uma opção, capriche na iluminação artificial.

Vila-Bacana-8-iluminacao

Imagens: Freshome I Pinterest I Apartment Therapy

Veja também como aproveitar ao máximo a sua área externa em “Minha PEQUENA área de lazer”.

 

 

 

 

 

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has 2 Comments

  1. Pingback: Vila Bacana - 5 Maneiras de Substituir a Sala de Jantar Em Espaços Pequenos

  2. Pingback: Decoração para Apartamentos Pequenos - Dicas Rápidas

Comments are closed.