Aço Corten, você conhece?

Também conhecido pelas marcas Cosacor ou Niocor, o aço corten é um material patinável, que possue em sua composição, elementos anticorrosivos; apresenta uma resistência à corrosão 3 vezes maior do que as chapas de aço comum por ter em sua formação elementos como o cobre e o fósforo.

3.bp.blogspot

archdaily

archdaily02

archdaily03

 

Originalmente foi desenvolvido para as indústrias ferroviárias, pois permita a construção de vagões mais leves. Somente a partir de 1958 que ele começou a ser utilizado em obras de arquitetura, principalmente em revestimento de fachadas.

Atualmente são utilizados no mundo todo na construção de edifícios de múltiplos andares, passarelas, pontes, viadutos, telhas, edifícios industriais, entre outros. É aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos. Exemplos de sua utilização são: a estrutura da Catedral de Brasília e o edifício-sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), em São Paulo.

Dispensam a pintura, tornando os projetos contemporâneos,  muito aconchegantes.

archdaily04

arkpad

arkpad02 debaixodobloco

ideiasdabê

noticias.bol

x

Sabe quanto custa a brincadeira? A chapa de 2,80 x 1,20 m custa em torno de  R$700,00. Valor orçado em uma empresa em Taubaté- SP em abril de 2014.

 

Imagens: 3.bp – archdaily – arkpad – debaixodobloco – ideiasdabe – noticias.bol

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has One Comment

  1. Pingback: Vila Bacana - Arquitetura de detalhes

Comments are closed.