Continuamos na luta para manter a nossa obra organizada. Depois de ver as 4 Dicas para organizar a sua obra, vamos falar um pouco dos aplicativos que podem nos ajudar muito no dia-a-dia de obra.

1. Pinterest

É super fácil de usar e um ótimo lugar para achar referências. O site está recheado de inspirações e com um clique você salva todas as imagens que gostar. Para começar a usar basta criar um perfil, é gratuito. Depois você cria pastas para salvar as suas imagens da maneira que achar melhor. Eu separo por ambientes, assim sempre que preciso de referências já sei exatamente onde encontrar.

Para encontrar imagens que gosta você pode procurar na barra de pesquisa e também pode seguir as pessoas/pastas que mais gostar. Ainda não segue o Vila Bacana? Está esperando o que? Corre lá!

O mais legal é que as suas imagens ficam online, então você pode acessá-las de onde estiver.

Screen Shot 2015-03-16 at 11.54.03 AM

 

Um exemplo da nossas inspirações de salas:

Screen Shot 2015-03-16 at 12.06.12 PM

 

2. Dropbox

Se você ainda não usa essa ferramenta no seu dia-a-dia não sabe o que está perdendo. Você também se cadastra gratuitamente e lá armazena tudo o que quer deixar na nuvem. Diferente do Pinterest, no dropbox ninguém tem acesso aos seus documentos, ao menos que você queira. Você precisa estar online para acessar, mas facilita muito na hora de encontrar um arquivo que você não sabe se recebeu por email, se salvou no computador ou no celular. Basta salvar na nuvem!

Existem outros aplicativos que armazenam arquivos na nuvem, como o Google Drive, Box, Skydrive, iCloud… Pesquise qual te agrada mais.

 

3. Trello

Fui apresentada recentemente ao Trello e fiquei apaixonada pela praticidade para organizar os meus arquivos. Ele funciona como um organizador de tarefas, nele crio Boards, ou Painéis para cada projeto. Você pode organizar os seus Boards em Trabalho, Pessoal, etc. Screen Shot 2015-03-16 at 12.22.12 PM

Crio um Board para cada projeto, e dentro dele armazeno absolutamente tudo de cada obra. Você pode se organizar como achar melhor, eu faço assim:

Screen Shot 2015-03-16 at 12.26.36 PM

Uma obra perto do final fica assim:

Screen Shot 2015-03-16 at 12.25.40 PM

Uma ferramenta muito útil do Trello é que você pode compartilhar esses Painéis com quem quiser. Então você convida o seu marido, cliente, pais, quem for te ajudar nessa obra. Dessa maneira todos acessam tudo o que estiver armazenado lá e também podem alterar o que quiserem. Você também definir tarefas para cada membro e colocar prazos para a execução.

Para se cadastrar é gratuito, mas tem um limite de espaço para armazenar arquivos. Se quiser mais espaço e mais funções, tem a versão paga. Existem outros aplicativos para organizar as suas tarefas como o Evernote, Remember the milk e Todoist. Escolha o que mais te agrada!

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.