O gosto pelos azulejos não é de agora, muito pelo contrário, esse material já é usado desde o século 15. Para entender como essa tendência chegou aos dias de hoje ainda com força total, vamos a uma breve história.
Existem duas explicações para o seu nome, uns dizem que azulejo é uma palavra portuguesa, enquanto outros acreditam vir do árabe “azzelij “, que significa pequena pedra polida. O material de baixo custo e grande resistência foi muito utilizado na construção como revestimento interno e externo. Os seus desenhos decorativos incluem cenas religiosas, formatos geométricos, vegetação e motivos que simulam tecidos de inspiração oriental.
Veja algumas aplicações para os azulejos nessas imagens lindas que selecionamos para vocês:
As azulejos ficam lindos como detalhes decorativos.
Também vale revestir uma parede inteira, dispensa qualquer papel de parede!
Ainda pode ser utilizado como revestimento externo no estilo tradicional ou moderno, como nas imagens abaixo:
+ Leia também sobre o Tijolo Aparente aqui.
O charme no detalhe, na churrasqueira o azulejo é super fácil de limpar e é resistente à temperaturas altas.
A sua flexibilidade de aplicação e variação de temas, permitiu que os azulejos se adequassem aos diferentes usos conforme o decorrer da história. Chegando aos dias de hoje, não só o azulejo em si, como as suas estampas são tendência na decoração, na moda e podem ser encontrados em diferentes materiais.
1. Cadeira São Luis 2. Capa de celular 3. Almofada 4. Vestido 5. Caneca
Esse papel de parede teve a sua estampa inspirada no azulejo português. Mesmo utilizando tons de verde, fica impossível não fazer a associação. Linda cabeceira, não?
Quer comprar o azulejo de verdade?
Não é difícil de encontrar o material por aí, diversas marcas mantém as estampas nas coleções. Seguem algumas lojas: