Por que não morar no meio das árvores? É claro, ninguém quer morar no meio da floresta sem nenhum desenvolvimento urbano, mas não podemos juntar as duas coisa? A resposta é sim!

Os projetos abaixo são exemplos de como podemos trazer a natureza de volta para as nossas cidades e para as nossas casas.

 

1. Árvores na cobertura

Como vasos gigantes, as construções em concreto têm árvores plantadas nas suas coberturas. O projeto no Vietnam é um conjunto de casas que está localizada em uma cidade muito populosa e com pouquíssima áreas verdes. Aposto que ter uma árvore no telhado virou motivo de inveja para muitos vizinhos!

 

House-for-Trees-by-Vo-Trong-Nghia-Architects_dezeen_468_2 House-for-Trees-by-Vo-Trong-Nghia-Architects_dezeen_468_10 House-for-Trees-by-Vo-Trong-Nghia-Architects_dezeen_468_6 House-for-Trees-by-Vo-Trong-Nghia-Architects_dezeen_468_14 House-for-Trees-by-Vo-Trong-Nghia-Architects_dezeen_468_3

 

2. Um cidade coberta de vegetação

Um pouco mais ousado foi o projeto do arquiteto Vincent Callebaut, que imaginou a cidade de Paris inteira coberta por vegetação. Nos seus planos todos os prédios seriam utilizados para plantio, além de muitas outras características sustentáveis. +Veja mais em Paris Ainda Mais Apaixonante.

Paris-of-2050-Architecture_5-640x469 Paris-of-2050-Architecture_4-640x466 Paris-of-2050-Architecture_3-640x476

 

3. Cada um no seu galho

Projetada como uma grande casa na árvore, o projeto do arquiteto Luciano Pia mostra como é possível viver envolto pela natureza em lugares urbanos. Construído em Turin, na Itália, o complexo ainda tem um pátio interno chio de árvores que filtram e purificam o ar da vizinhança. Isso sim é que é vizinho bom!

urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-2

urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-8 urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-21 urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-9 urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-14 urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-3 urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-12 urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-11 urban-treehouse-green-architecture-25-verde-luciano-pia-turin-italy-1

Fotos: 1 I 2 I 3

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has One Comment

  1. Pingback: Vila Bacana - 5 Casas em Construções Inesperadas

Comments are closed.