A cor laranja dificilmente é a escolhida para protagonizar na decoração, talvez pelo seu tom marcante, ou pelo medo de não conseguir compor com o restante do ambiente. Por isso estamos aqui, para desmitificar o uso da cor laranja. Vamos mostrar como ela é uma cor flexível e que pode receber diversas combinações.

O laranja é uma cor quente, mistura das também cores quentes vermelho e amarelo. É alegre e pode existir em diversas tonalidades, desde as mais brilhantes, que puxam mais para o amarelo, às mais escuras, que puxam mais para o vermelho e tons terra. Por ser uma cor quente, ela é estimulante e deve ser usada em ambientes como salas de estar, cozinha ou área de lazer. O que não significa que o laranja não fique bem no quarto, escritório e outros ambientes de relaxamento, somente tome cuidado ao usá-la.

Agora sobre o medo de combinar, pode parar já! Separamos algumas combinações de cores que ficam lindas juntas com o laranja, veja só:

vila-bacana-laranja-e-verde-capa

Vila--laranja-e-verde03

Desde de verdes mais claros a verdes mais escuros as duas cores ficam muito bem juntas. Remetem a natureza, a folhas e flores, como poderia ficar feio? Repare como traz vida ao ambiente.  O verde ajuda a dar destaque ao laranja, e compõe um ambiente alegre descontraído.

Vila--laranja-e-verde02

Vila--laranja-e-verde01

vila-bacana--tlaranja-e-cinza

Vila--laranja-e-cinza04

O cinza é uma cor neutra, fria e ótima para combinar. Aliado ao laranja a combinação é perfeita, uma sendo o oposto da outra. O ambiente fica muito elegante, o laranja ganha destaque e traz vida. Enquanto o cinza pode escurecer o ambiente, o laranja ajuda a iluminá-lo criando uma atmosfera aconchegante e intimista, adequado para qualquer ambiente da casa.

Vila--laranja-e-cinza03

Vila--laranja-e-cinza02

Vila--laranja-e-cinza

vila-bacana--tlaranja-e-branco

Vila--laranja-e-branco03

O branco é outra cor coringa, e pode ser combinada com qualquer tonalidade. Por ser muito clara, aliada ao laranja, o ambiente fica extremamente iluminado e o tom do laranja ganha destaque. A cor quente em destaque novamente deve ser usada com cautela em alguns ambientes por ser estimulante.

Vila--laranja-e-branco02

Vila--laranja-e-branco01

vila-bacana-laranja-e-azul-capa

Vila--laranja-e-azul04

O azul é uma cor fria e relaxante, o que o torna uma ótima maneira de amenizar o tom laranja. As duas cores provocam reações opostas, e quando juntas evitam que o ambiente fique muito relaxante ou muito estimulante. Por isso a combinação é um sucesso garantido na casa toda.

Vila--laranja-e-azul03

Vila--laranja-e-azul02

Vila--laranja-e-azul01

 

Você gosta de tons mais neutros? Veja o post sobre Tons pasteis aqui.

Vila-Bacana--paleta-de-cores01

Comments

comments

Marília

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.