Como já diz o seu nome, o Pop Art nasceu para ser popular. Desenvolvido na década de 50 na Inglaterra e Estados Unidos, o movimento artístico é marcado pelo uso de cores vibrantes, traços intensos e a utilização de novos materiais como o poliéster e o acrílico. Os artistas desse movimento criticavam o consumismo, a vida cotidiana e o materialismo.

008

Quadro de Marilyn Monroe de Andy Warhol, um dos maiores ícones do Pop Art.

O movimento cresceu e influenciou o mundo artístico, trazendo uma nova linguagem para o grafismo, desenhos relacionados à moda e a decoração. Cada vez mais designers recorrem ao estilo pop art para criação de ambientes intensos e vivos com o estilo que hoje é associado ao retrô.

Nós sabemos bem como um ambiente bem decorado muda completamente de aparência. Por isso a decoração baseada na Pop Art também tem sido utilizada para valorizar novos imóveis. Ao invés da decoração neutra e em tons pastéis, comuns em imóveis já decorados, muitas empresas e designers investem no pop art para deixar os seus empreendimentos e apartamentos com decorações modernas. Quadros com fotos de celebridades – como Marilyn Monroe – móveis chamativos e estampas coloridas com formas geométricas bem delineadas compõem a decoração do ambiente, dando ares de diversão e irreverência.

006

O estilo dá liberdade para ser trabalhado em qualquer ambiente, desde a sala de estar até a cozinha ou banheiro. O que vale é a mistura de cores e a combinação de formas e materiais.

007

Para aqueles que querem incluir o Pop Art na decoração, é bom tomar alguns cuidados. Veja aqui algumas dicas:

  •  Para aplicar uma colagem ou estampa no ambiente, escolha apenas das paredes. Assim você evita que o ambiente fique sobrecarregado de informação.
  •  Apesar da mistura de cores do estilo, nem todos os objetos da decoração precisam ser de cores diferentes. Use também elementos neutros para que a arte ganhe destaque.

003

  • A Pop Art é um estilo vibrante e intenso; evite usá-lo em excesso em ambientes de relaxamento como o quarto.
  • Adesivos são uma ótima maneira de incluir cor e  estampas na sua decoração. São super flexíveis e  podem ser colocadas no box do banheiro, nos armários da sala e cozinha, ou na parede.

 

001 004

  • Não quer pintar as paredes? Você também pode selecionar alguns móveis e decorá-lo com cores fortes ou estampas.

002

005

Fotos: 1 I 2 I 3 I 4 I 5 I 6 I 7 I 8

Comments

comments

Marília

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.