Bom dia, pessoal!

No dia a dia de arquiteta aprendemos alguns truques, muitas vezes na marra, para se manter organizada. São muitos fornecedores, muitas dores de cabeça e muitas tentativas e erro para ter uma obra organizada e sem estresse. Quem já fez qualquer obra ou reforma sabe como é trabalhoso e estressante e por isso queremos dividir um pouco da nossa experiência aqui com vocês.

1. Caderno de Obra

Sou muito a favor da tecnologia  (vocês vão ver em breve), mas nada substitui um bom caderno de obra! Use-o como uma agenda, anote tudo o que puder! Eu gosto de separar os assuntos, e clientes, com clipes e  dentro de cada faço as minhas anotações.

caderno

Dica:

Não deixe de anotar:

-Dias de visitas à obra, e cada fornecedor que esteve com você. Isso pode te ajudar muito quando precisar falar com algum fornecedor, contar os dias trabalhados dos pedreiros, reclamar de algum serviço mal feito, etc.

– Alterações vistas no local. Mesmo com um projeto muito bem detalhado sempre surgem imprevistos. Tudo deve ser anotado na hora, para não se esquecer ou confundir informações.

cadern

 

2. Pasta de projetos

É muito importante você sempre ter em mãos uma cópia do projeto. Pode ser em formato reduzido, mas tenha com você. Aprenda que os pedreiros sempre vão perder ou estragar alguma folha do projeto, e você precisa ter como conferir que tudo está sendo feito conforme o planejado

Dica: Use 2 pastas, uma fica no obra ( assim todos sabem onde pegar e onde guardar as plantas depois de usar) e outra fica com você.

Photo 16-03-15 11 35 13

3. Registro de fotos

Tire foto de tudo! Com a facilidade do celular que tira ótimas fotos, não temos mais desculpa para não usar essa ferramenta. Aprendi que fotos nunca são demais, sempre vai faltar algum detalhe que não apareceu nas imagens. Tente se prevenir e fotografe tudo, desde os revestimentos até a posição das tomadas e luminárias.

2 1

4. Guarde as suas inspirações

Photo 16-03-15 11 43 22

Quando vamos reformar pesquisamos muito imagens de ambientes, pisos, tintas, que gostamos. E quando começamos a reparar nisso encontramos referências nos lugares mais variados, o que torna muito fácil de depois não encontrarmos mais as imagens que queríamos. A nossa dica é, guarde tudo em um lugar só!

Se você gosta de papel: Guarde os seus recortes em uma obsta ou cole tudo em um caderno. Se você achar imagens interessantes na internet, imprima-as e guarde junto.Photo 16-03-15 11 43 34

Se você prefere a tecnologia: Crie uma pasta no seu computador e guarde todas as imagens lá. Melhor ainda é salvar essas imagens de forma que você consiga acessar de qualquer lugar que esteja. Exemplos: Dropbox, Pinterest e Trello. Falaremos mais sobre eles no próximo post Aplicativos para organizar a sua obra.

Screen Shot 2015-03-16 at 11.54.03 AM

 

 

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has One Comment

  1. Pingback: Vila Bacana - Aplicativos Para Organizar A Sua Obra

Comments are closed.