Um dos posts mais vistos do blog é o Área de lazer pequena , que foi um dos primeiros posts do blog. Depois de quase um ano achamos que já era hora de renovar e deixar esse assunto mais completo e inspirador!

Trabalhando com arquitetura vemos que cada vez mais os espaços são menores. O custo da construção e da manutenção está muito alto, por isso as pessoas estão recorrendo cada vez mais para casas menores, apartamentos menores, terrenos menores, e com isso, áreas de lazer menores. Mas menos espaço não significa menos qualidade! Dá para fazer muita coisa com alguns metros livres, e vale a pena, porque no final, é a parte mais agradável da casa e onde todos querem ficar!

Coisas que não podem faltar na sua área de lazer:

1. VERDE, muito e muito verde!

As plantas nos trazem muito bem estar, estudos mostram que as pessoas que trabalham e moram perto da natureza são mais felizes. Por isso, capriche nas plantas, sejam elas no seu muro, em vasos ou plantadas. Dê preferencia para lugares que fiquem visíveis de dentro da casa, como janelas dos quartos, da cozinha e salas de estar.

Vila-bacana--area-lazer-peq10

Vila-bacana--area-lazer-peq06

Vila-bacana--area-lazer-peq05

2. SOMBRA

O Brasil é muito quente o ano inteiro, então se não pensarmos em um sombreamento, ficará impossível de aproveitar a sua área de lazer nos meses de mais sol. Os pergolados são ótimas opções, podem ser cobertos ou não, são fáceis de construir e deixam o ambiente super agradável sem tirar a iluminação.

Vila-bacana--area-lazer-peq07

Vila-bacana--area-lazer-peq08

3. ACONCHEGO

Normalmente pensamos direto na churrasqueira quando falamos em área de lazer, mas pense também em um espaço agradável para você sentar mesmo que sozinha, ler um livro, tirar um cochilo a tarde… Para isso, nada melhor do que uma rede, futons ou day beds. Um tocheiro também é uma ótima opção, mesmo no frio, todos vão querer se reunir lá fora!

Vila-bacana--area-lazer-peq02

Vila-bacana--area-lazer-peq04

 

4. CHURRASQUEIRA

Agora sim, já estamos confortáveis e rodeados de plantas, vamos pensar na comida! A churrasqueira em si não exige muito espaço, é possível construir uma em pouquíssimo espaço.

Vila-bacana--area-lazer-peq11

Vila-bacana--area-lazer-peq09

Vila-bacana--area-lazer-peq13

Veja como usamos o perolado acima para não perder a iluminação natural na casa.

 

5. REFRESCO

Também adoramos uma piscina! Pouquíssimas pessoas optam por piscinas grandes hoje em dia, a manutenção é trabalhosa e quase ninguém realmente “nada”, a maioria de nós só quer um espaço para se refrescar.

Se os códigos locais permitirem, podemos encostar a piscina no muro lateral ou dos fundos e voilà! Outra opção para pequenos espaços é o ofurô, é prático, não exige obra e pode ser aquecido para uso no inverno.

 

Vila-bacana--area-lazer-peq

Vila-bacana--area-lazer-peq14

 

6. MADEIRA

Assim como as plantas, a madeira traz muito aconchego, nos remete a natureza e tira a impressão de concreto e construção. Um pequeno deck é ótimo para tomar sol e compor o seu jardim.

Um cantinho com deck de madeira ou pergolado, plantas e espreguiçadeiras já é o suficiente para todos se divertirem.

Vila-bacana--area-lazer-peq03

Vila-bacana--area-lazer-peq12

Aproveite o seu espaço ao máximo e curta a sua pequena área de lazer. Não se esqueça de caprichar na decoração e colocar cores !

Veja também 08 maneiras de personalizar o seu imóvel alugado.

 

 

Comments

comments

Marília

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has 3 Comments

  1. Pingback: Vila Bacana - Minha PEQUENA varanda

  2. Pingback: Vila Bacana - Área de lazer pequena

  3. Pingback: Vila Bacana - Banco Multiuso: Ganhe Espaço Na Sua Pequena Sala

Comments are closed.