Seja em forma de faixa, tapete, círculo ou dividindo ambientes a tendência é misturar tudo! Confundiu a cabeça, né? Nós arquitetos não vivemos dizendo para usar sempre o mesmo piso?!

É o seguinte, quando os ambientes são integrados a regra básica é, use o mesmo piso em tudo! Isso dá amplitude e conecta os espaços de forma que você muda da cozinha pra sala, da sala pra outra sala sem perceber. Ótimo, agora temos uma casa bem integrada e com a sensação dos espaços serem maiores do que são. Segundo passo, vamos dar um charme nisso aí! Agora entram as misturas.

O piso/ revestimento, que vai ocupar a maior parte dos ambientes deve ser neutro (exemplo: porcelanato de cor homogênea, cimento queimado, laminado sem muitos veios de madeira) assim damos destaque ao que queremos.

Vila-Bacana--junto-e-misturado01

Vila-Bacana--junto-e-misturado04

Aqui estão apenas algumas opções de misturas. As faixas no piso podem ser estreitas ou largas e até subirem na parede como na imagem 03.

Na piscina (imagem 01) o deck de madeira diferencia claramente os usos de varanda e área de sol. Nessa caso a mudança de revestimentos também ajuda a delimitar o uso.

Vila-Bacana--junto-e-misturado08

Tapetes! Eles dão destaque e charme. No hall de entrada e sala de jantar são uma ótima opção pra quem não gosta dos tapetes verdadeiros. Esses não juntam pó!

Vila-Bacana--junto-e-misturado03

Quando colocamos pedrinhas, ou seixos, no ambiente trazemos a impressão de área externa, ou jardim seco. Adicionando vasos e uma boa iluminação são uma ótima solução para jardins de inverno cheios de personalidade!

Vila-Bacana--junto-e-misturado02

Muita gente tem medo de misturar o piso de madeira com pisos frios por causa do acabamento, mas não precisa se preocupar. Um trabalho bem feito dispensa arremates! Em último caso pode-se adotar uma soleira bem fina, mas prefira o encontro direto dos pisos.

Atenção: na hora de assentar o piso frio, leve em consideração a altura em que o piso de madeira terá acabado. Normalmente os pisos laminados são bem mais finos que os pisos frios, e por isso seus contra-pisos devem ter alturas diferentes. Ninguém quer ficar topando toda vez que passar por ali!

Vila-Bacana--junto-e-misturado06

Vila-Bacana--junto-e-misturado07

Em ambientes menos a mistura de revestimento também pode ser usada, veja nas imagens acima como as pastilhas separam os usos.

Veja mais revestimentos em 11 materiais sustentáveis que você não pode ficar sem e Madeiras em banheiros.

 

Fotos: L’Arki arquitetura I design I pinterest I Ariane Lima  I Tijolos e Tecidos I ideasdasarquitetas

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has 2 Comments

  1. Pingback: Vila Bacana - 3 coisas que você não sabia do ladrilho hidráulico

  2. Pingback: Vila Bacana - Ladrilho hidráulico

Comments are closed.