Uma casa inteira coberta por crochet rosa já seria o suficiente para chamar bastante atenção, quando descobrimos a história por trás desse trabalho, a admiração é ainda maior. As duas partes  essenciais na realização desse projeto, a casa e as pessoas, têm histórias emocionantes.

artista-olek-cobre-casa-com-crochet-cor-de-rosa-na-finla%cc%82ndia-07

A casa, localizada na cidade de Kerava na Finlândia, é uma sobrevivente de guerra. Durante a guerra da Finlândia com a então União Soviética entre 1939 e 1940, o jardim da casa e a vizinhança foram bombardeadas. Mas a casa resistiu e a família que ali vivia sobreviveu.
Anos depois, refugiadas da Síria e Ucrânia, que fugiram de seus países por causa de guerra e muitas também tiveram as suas casas bombardeadas, se juntaram a artista polonesa Olek neste projeto. Durante 3 semanas elas fizeram enormes painéis de crochet rosa e cobriram a casa desde a sua chaminé ao chão.

artista-olek-cobre-casa-com-crochet-cor-de-rosa-na-finla%cc%82ndia-05

artista-olek-cobre-casa-com-crochet-cor-de-rosa-na-finla%cc%82ndia-02artista-olek-cobre-casa-com-crochet-cor-de-rosa-na-finla%cc%82ndia-01artista-olek-cobre-casa-com-crochet-cor-de-rosa-na-finla%cc%82ndia-06artista-olek-cobre-casa-com-crochet-cor-de-rosa-na-finla%cc%82ndia-04

Fotos: Olek 

“Nossa casa -de-rosa é sobre a jornada, não apenas sobre o trabalho artístico. É sobre a nossa união como uma comunidade. Trata-se de ajudar uns aos outros . Nós podemos mostrar a todos que as mulheres podem construir casas , as mulheres podem fazer lares ” , disse Olek .

Comments

comments