Por milhares de anos as cidades tinham que construir grandes muralhas para se proteger dos ataques inimigos. As cidades muradas possuíam acessos bem restritos, muitas vezes cercadas por água, e só era possível entrar através de portões, que eram fechados após um certo horário a noite. Com o tempo a maioria dessas cidades cresceu e foi obrigada a utilizar espaços fora da muralha, mas muitas delas ainda possuem as suas muralhas intactas. A sua riqueza histórica e beleza exuberante transformaram essas grandes construções em atrações turísticas por todo o mundo.

  1. Lucca, Itália

Se você gosta de andar de bicicleta, esse é o lugar mais incrível para isso. Nessa pequena cidade da Toscana você pode alugar um bicicleta e andar em cima da muralha! Pedalando ou a pé, o passeio pela construção do século XVI é inesquecível.

Vila-Bacana--Lucca

072508_sara-genn-photo

2.Girona, Espanha

As antigas muralhas do império Romana sofreram desgaste com o tempo. No século XIX ela passou por uma reforma e hoje tem espaço para caminhada, onde se tem vistas panorâmicas da cidade e rio Onyar.

2Vila-Bacana-Girona

3. Quebec, Canada

Esta é a unica fortificação que restou na América do Norte! Mas não se preocupe, desde 1985 ela se tornou patrimônio histórico pela Unesco, então agora permanecerá intacta.

Cercando a parte antiga da cidade  de Quebec, você passará por partes do muro com facilidade ao passear pela cidade. O pedaço mais bonito é a Citadelle, que são instalações militares do país (além de um museu) que ficam cercadas por ainda mais muralhas e canhões.

Quebec-City-Wall-2

3Vila-Bacana-Quebec

4. Óbidos, Portugal

Essa cidade e sua muralha são mais do que especiais. Não só a cidade foi construída no topo de uma montanha, mas a sua primeira muralha tem data do século IV! Como se não bastasse o show, o material usado na sua construção foi a pedra sabão e o mármore, disponível na região. A cidade ainda conta com um castelo enorme e suas ruas tem aparência pitoresca e medieval.

4Vila-Bacana

11994685915_370ebcd584_z

5. Xi’an, China

Xi’an é uma das cidades mais antigas da China. A sua muralha já foi reformada diversas vezes desde a sua construção. Hoje é uma das maiores muralhas no mundo inteiro, além de comprida ela é larga, permite a passagem de pelo menos 5 bicicletas ao mesmo tempo.

5Vila-Bacana

Xian-City-Walls-Andrew-Eland

6. Itchan Kala, Uzebequistão

A pequena cidade do Uzebequistão que nasceu dentro da muralha está igual ao que era no século XVIII. Andar por essas ruas é quase como viajar no tempo! Durante os séculos a muralha foi destruída e reconstruída diversas vezes.

6Vila-Bacana-Girona

7. Dubrovnik, Croacia

Não precisa mais do que uma imagem para ver o porque dessa cidade ser um dos maiores destinos turísticos no mediterrâneo. Comparada a Veneza, a cidade na Croácia não só é cercada pela muralha mas também por água. Dá para imaginar como é a vista né?

7Vila-Bacana-Girona

travel dubrovnik

 

8. Taroudant, Marrocos

Uma ótima maneira de mergulhar na cultura marroquina é conhecer a cidade de Taroudant. A parte antiga da cidade que está dentro da muralha virou praticamente inteira um mercadão, prepare-se para ter todos os seus sentidos serão ativados nesse destino!

8Vila-Bacana-

medina-taroudant

 

9. Iorque, Inglaterra

Impecavelmente mantida, essa muralha tem divinas 34 torres de visualização! A charmosíssima Abadia de Iorque domina a vista da cidade, você se sentirá dentro de um filme.

+ Veja também 06 casa de filmes que adoraríamos morar

article-2207780-14ACE487000005DC-121_634x425

9Vila-Bacana-9

 

10. Carcassonne, França

Mais uma herança do Império Romano, a muralha de Carcassone atrai mais 3 milhões de turistas todos os anos. A melhor hora do dia para visitar essa maravilha é no final da tarde, quando toda a fortificação e torres são acesas com em um conto de fadas.

10Vila-Bacana

wall_of_carcassonne_2_photo_by_logicalrealist

Imagens: inspiring cities I flickr I wikipedia

+ Se você adora viajar venha nesse Passeio Bacana com a gente: festival de Arte de Agueda.

 

 

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.