O Elevado Presidente Costa e Silva, também conhecido simplesmente como Minhocão, é uma via expressa elevada em São Paulo que liga a região da Praça Roosevelt, no centro ao Largo padre Péricles, no bairro de Perdizes.

Construído para desafogar o trânsito de vias que não podiam ser alargadas por falta de espaço, o Elevado nunca foi bem visto pela população da região, devido à desvalorização dos imóveis próximos e à deterioração do local.

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o projeto do High Line Park nos faz pensar nas semelhanças e possibilidades para o Minhocão. O parque linear que foi construído em uma linha de trem elevada abandonada. Com mais de 2 km de extensão a antiga linha de trem percorria a região sudoeste de Manhattan. Hoje, o parque não só é ponto turístico como é uma jóia dentro da metrópole, além de ter gerado uma grande valorização imobiliária dos bairros em que atravessa.

Os Estados Unidos não são os pioneiros nessa idéia, na verdade o High Line Park foi inspirado em um projeto similar em Paris, França. O Promenade Plantée, é um parque linear também construído sobre uma linha de trem elevada e abandonada e foi construído em 1933. Isso não te faz sentir muito atrasada em relação ao resto do mundo? 1933 !!

Inspirações e exemplos a seguir não faltam…

O Minhocão

3101896175_120ed6270d

minhocao

 

High Line Park, Nova Iorque

800px-High_Line_20th_Street_looking_downtown

aerialviewofhighlineje  highlinerendering hlfingersofgrass   PromenadePlantee4

La Promenade Plantée, Paris

XlgP6ZwIOnqmntjqnrp73yDAo1_500  high-line-paris

promenade-plantee-paris-highline-1024x682

PromenadePlantee2

Já conhece o projeto de parque para a Marginal Tietê? Veja aqui!

Fotos: inhabitat, wikipedia, landarchs.com

Comments

comments

Marília

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has 2 Comments

  1. Pingback: Vila Bacana - Passeio Bacana: Rua Augusta

  2. Pingback: Vila Bacana - Uma luz no fim do t̶u̶n̶e̶l̶ Minhocão

Comments are closed.