A Gare do Oriente ou Estação Ferroviária de Lisboa é projeto de nada mais nada meonos que Santiago Calatrava. O arquiteto e engenheiro espanhol, conhecido mundialmente por suas obras ousadas, inaugurou essa linda obra em 1998. Pois é, nãoé tão recente mas ainda parece futurista não?

Vila-Bacana--gare-do-oriente01

Localizada na parte moderna da cidade, distante do centro de Lisboa, a estação reúne  em diferentes pisos o acesso ao metrô, aos ônibus e trens de alta velocidade. De lá partem trens para diversas partes da cidade, então fica fácil de dar uma passadinha com dreito a muitas e muitas fotos!

Vila-Bacana--gare-do-oriente02

Vila-Bacana--gare-do-oriente04 Vila-Bacana--gare-do-oriente05

O projeto é organizada por camadas superpostas, cortado por ruas, aberto aos ventos. Grandes árvores metálicas sustentam a cobertura translúcida e o edifício fica exposto à iluminação natural. A cobertura imponente é a grande atração mas os acessos e seu interior também vale a visita.

Vila-Bacana--gare-do-oriente07

Vila-Bacana--gare-do-oriente08

Vila-Bacana--gare-do-oriente09

Fonte: Finestra I Wikipedia I Santiago Calatrava

 

Veja mais passeio bacana aqui: JK Iguatemi e SouQ

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.