Utilizar materiais sustentáveis na construção já não é mais uma tarefa impossível no Brasil. Na verdade, é mais fácil do que imaginamos. Hoje já temos no mercado diversas opções que podemos incluir na lista de compras. São alternativas aos materiais convencionais que ajudam ao meio ambiente de alguma maneira e devem ser consideradas na hora da compra!

1. Pastilhas de vidro reciclado

Composta por vidro 100% reciclado.

Quem vende: Vidro Real

1. pastilha vidro

2. Tinta mineral

A tinta é composta de pigmentos minerais puros e naturais e base de água. Desenvolvido com pigmentos das terras brasileiras.

Quem vende: SOLUM

2. tinta mineral

3. Madeira plástica

Matéria-prima 100% reciclada. Polímeros mais fibras naturais dão alta resistência e durabilidade ao material, que utiliza 70% de polímeros e 30% de fibras orgânicas descartadas pelas indústrias do agronegócio, alimentícia e outras. Material não racha, é impermeável e não gera subprodutos ou resíduos na fabricação. Pode ser trabalhado de maneira similar à madeira tradicional.

Quem vende: Ecoblock – Ecomadeiras

3. madeira plastica

4. Pisos de bambu

O bambu é uma matéria-prima renovável e com alta taxa de renovação natural. Vendido em réguas com encaixe macho/ fêmea visando facilitar a instalação.

Quem vende: Bamboofloor – Pisos e Revestimentos

4.piso bambu

5. Manta acústica de cortiça

Manta de alto desempenho composta por cortiça aglomerada para isolamento acústico e térmico aplicável em piso e parede.

Quem vende: Cork do Brasil

5.manta acustica cortiça

6. Couro reconstituído

Couro reconstituído composto de fibras de couro. É composto por 81% fibras de couro, 13% de ligantes e 6% de óleos vegetais.

Quem vende: Texrecouro

6.Couro

7. Mármore artificial

O Mármore Artificial é feito a partir da junção de partículas de mármore com resina de poliéster, em um processo de vibro-compressão a vácuo. Produto de alta performance, ideal para revestimentos. A acrescentar ele tem as vantagens de ser mais homogêneo que o mármore natural, não tem manchas ou marcas. Além da uniformidade da cor, da textura e da estrutura, o produto é altamente resistente. Outro diferencial é que ele aceita repolimento e é possível fazer a recuperação do produto após a aplicação.

Quem vende:  PKO do Brasil

 

7.marmore artificial

8. Vidro reciclado

Vidro que utiliza de 30 a 50% de vidro reciclado em sua composição. Os cacos são obtidos de empresas de reciclagem de vidros pós e pré consumo. O uso de material reciclado acarreta na redução do uso do combustível, nesse caso, o gás natural. Material 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes.

Quem vende: UBV

8.vidro reciclado

9. Acrílico  reciclado

Bastante utilizado por sua facilidade de adquirir formas, sua leveza e alta resistência. As chapas contém até 70 % de matéria-prima reciclada pós-indústria.

Quem vende: Uniplex

09.acrilico reciclado

10. Quartzo stone

Composto de pelo menos 90% de matérias orgânicas (principalmente quartzo natural e sílica), com textura e peso da pedra natural, mas com qualidade muito superior, sendo resistente a riscos e a alto impacto. Por ter uma superfície não porosa, o produto é altamente resistente a manchas.

Quem vende: PKO do Brasil

10. quartzo

11. piso vinilico 100% reciclável

Manta compacta de piso vinílico contendo mais de 75% de matéria-prima reciclada e sendo 100% reciclável. Possui tratamento de poliuretano micro estruturado, evitando cera ou polimento.

Quem vende: Gerflor the Flooringroup / Ace Revestimentos 

11.piso vinilico reciclavel

Fonte: Matéria Brasil, PKOdobrasil, ecoblock, acerevestimentos, materiabrasil, uniplex, UBV e Solum.

Mais sobre decoração sustentável nos posts: Decoração com cordas e Wabi Sabi.

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has 2 Comments

  1. Pingback: Vila Bacana - Como um projeto pode te trazer economias

  2. Pingback: Vila Bacana - Tudo junto e misturado

Comments are closed.