Construir uma pequena praça no lugar de vagas de carros é o conceito dos parklets. Criado em São Francisco, nos Estados Unidos, os parklets são pequenos espaços (geralmente ocupam o espaço de duas vagas de carros) que tem função recreativa e de permanência. Para muitos, diminuir as vagas para estacionar, que muitas vezes são extremamente difíceis de encontrar, parece um absurdo, mas segue uma lista para te convencer de que essa idéia é muito boa.

1. Dá privilégio às pessoas: Em um dia, duas vagas de estacionamento recebem 40 carros enquanto um parklet recebe até 300 pessoas (Pesquisa Parklet 2013, Instituto Mobilidade Verde).

Vila-Bacana-01

2. Promove a convivência: Criando um espaço urbano de permanência, as pessoas têm a chance de interagir com outras e com a própria cidade.

Vila-Bacana-02

3. Aumenta o verde: Como todo boa praça, o parklet pode ter plantas e pequenas árvores, trazendo mais verde ao meio urbano.

Vila-Bacana--parklet-SP02

4. Incentiva o transporte não motorizado: Em São Paulo 29% dos deslocamentos principais são feitos de carro, e  71% em meios não motorizados ou transporte público (Pesquisa Origem e destino 2007, Região Metropolitana de São Paulo). Esse grupo majoritário de ciclistas ou pedestres será o maior beneficiado. Faz sentido dar prioridade a maioria, não?

Vila-Bacana--parklet-SP04

5. É removível: Se por acaso aquele espaço precisar ser utilizado para vagas novamente, ou qualquer outra coisa, o parklet pode ser removido. O eu conceito é de ser desmontável, apesar de que dificilmente quem teve um parklet em sua vizinhança vai querer que ele mude de endereço.

Vila-Bacana-03

6. Colírio para nossos olhos: Essas mini praças de design marcante, com plantas, bancos, aparelhos de exercício, rack para bicicletas e tudo mais que elas comportam, são muito mais agradáveis aos nossos olhos do que carros estacionados… não?

Vila-Bacana-04

Veja alguns projetos abaixo de parklets pelo mundo:

Philadelphia, Estados Unidos

Vila-Bacana--parklet-philadelphia-01

São Francisco, Estados Unidos

Vila-Bacana--parklet-SF01

Vila-Bacana--parklet-SF03

Vila-Bacana--parklet-SF02

São Paulo, Brasil

Vila-Bacana--parklet-SP03

 

Vila-Bacana--parklet-SP-01

 

Los Altos, Estados Unidos

Vila-Bacana--parklet-los-altos-01

Auckland, Nova Zelândia

Vila-Bacana-auckland01

A cidade de São Paulo acabou de lançar um manual de como implantar um parklet no município, veja aqui.

Veja também: O que fazer com os estádios depois da Copa?

Vila-bacana--estadios-depois-da-Copa04

Comments

comments

Marília

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has One Comment

  1. Pingback: Vila Bacana - Conheça a linda e pequena casa móvel

Comments are closed.