Nada mais saboroso e saudável do que cultivar uma hortinha em casa. Para quem mora em apartamento, também é possível cultivar plantas para culinária e chás.

Primeiro passo: defina os locais mais iluminados e arejados

Vento e Sol – comece planejando com esses 2 elementos. Procure um cantinho no seu apartamento que receba uma boa iluminação e que esteja sempre arejado. Se for na varanda, melhor ainda!

É bom lembrar que Sol é importante, mas Sol demais pode matar suas plantinhas.

Jardim vertical ou horizontal?

Dá para colocar suas plantas no chão, em vasinhos? Se não tiver espaço, não se preocupe: você pode fazer um belíssimo jardim vertical e colocar todos os vasos na parede. Além de ficar bem funcional, é uma ótima forma de decorar seu espaço.

É muito fácil encontrar painéis para horta. E outra opção é colocar os vasos em uma estante ou prateleiras.

Lembre-se da água

Muita gente planeja tudo e esquece que vai ter que molhar essas plantas no dia a dia. Se você usar vasos, não esqueça de colocar pratos embaixo. Caso monte a sua horta vertical, saiba que a água pode escorrer no painel ou por baixo dos vasos. Planeje isso com cuidado para evitar uma baita molhadeira no seu apartamento.

E por último, quais plantas você pode cultivar?

A ótima notícia é que existem centenas de plantas alimentícias que você pode cultivar em casa. Desde as mais tradicionais como manjericão, salsinha e tomate, até batata, alho-poró e menta.

Comece definindo quais temperos e chás você mais gosta, e aí compre mudinhas ou sementes.

A má notícia é que cada planta tem um ritmo diferente. Algumas exigem muita água, outras não gostam de muito Sol, e outras demoram muito para crescerem. Jardinagem é um hobby delicioso, mas exige paciência, prática e estudo.

Com o tempo você pega o jeito e com certeza vai se encantar com as maravilhas de ter uma horta em casa!

Fotos:

woohome.com/diy-2/26-mini-indoor-garden-ideas-to-green-your-home

viveremcasa.com/horta-em-apartamento/

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.