O projeto Eco-Elétrico, da cidade de Curitiba coloca em funcionamento 13 veículos elétricos a serviço da guarda municipal e outros órgãos da prefeitura. Essa ação torna Curitiba a maior cidade com frota de carros elétricos do serviço público do país. Também está prevista a instalação de 12 postos de recarga pela cidade. Na segunda fase do projeto, de 2015 a 2017, estão previstos totens de abastecimento multifuncionais que devem agregar em um único equipamento serviços de recarga, cartão transporte, recarga dos veículos, parquímetro, câmera de monitoramento, informações turísticas e bicicletas compartilhadas.

Vila-Bacana--Carros-eletricos01

Vila-Bacana-Carros-eletricos02

Vila-Bacana-Carros-eletricos03

Porque Curitba tem a maior frota com apenas 13 veículos? Veja a frota de outras cidades brasileiras:

  • Campinas -06 carros elétricos
  • Sorocaba- 01 híbrido (elétrico-combustível)
  • Búzios- 01 carro elétrico

Fonte: ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos

No Brasil, existem hoje 2 pontos de recarga de veículos elétricos, um em Recife e outro na cidade do Rio de Janeiro. Essa quantidade ainda é muito pequena comparada com outros países:

  • Estados Unidos – 6.255 pontos
  • Reino Unido- 2.513 pontos
  • Japão- 1300 pontos
  • Itália- 3 pontos

Veja no mapa os pontos de recarga pelo mundo aqui.

As vantagens do veículo elétrico:

Maior eficiência: Veículos elétricos usam entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. A média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro.

Zero-Emissões: o veículo elétrico é a única solução 100% Zero-Emissões em utilização. Zero-emissões inclui zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes.

Condução silenciosa: Não fazem ruídos.

Custos : 
o custo da energia elétrica usada em baterias é igual a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna. Veículos elétricos também têm menos custos de manutenção já que não precisam de mudanças de óleo frequentes e outras operações de manutenção pois os motores tem menos peças móveis no motor.

carro-electrico-vs-gasolina

Fonte: Portal Energia

 

Comments

comments

Marília Bettin

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.

This Post Has One Comment

  1. Pingback: Vila Bacana - Paulínia tem lixeiras inteligentes

Comments are closed.