O preço da energia elétrica está subindo sem parar, racionamento de água, e os apagões que serão cada vez mais constantes. Está mais do que na hora do Brasil acordar e ir atrás de soluções. Para isso, não nos faltam exemplos.

Schlierberg, uma bairro solar em Friburgo, Alemanha, é capaz de produzir quatro vezes mais energia do que consome. O condomínio de casa ecológicas é só um dos exemplos de que uma construção ecológica pode ser muito lucrativa.

Solarsiedlung_im_Hintergrund_das_Sonnenschiff

As coberturas possuem sistemas de captação de água da chuva. A água é utilizada na irrigação de jardins e nas descargas de vasos sanitários. As casas têm aquecimento solar, instalações fotovoltaicas nos telhados e utilizam a luminosidade natural.

Quem não gostaria de não pagar conta de luz, de água, e ainda ganhar dinheiro com os seus painéis que geram energia?

1118-00_MjgxOTIzXzI4MTkyM1o 5337penthaus_auf_sonnenschiff_zwischen_baeumen_kopie bairo-solar-alemanha-montagem-1-rolfdisch-ciclovivo

Fotos: Rolf Disch I Ciclo Vivo

 

Comments

comments

Marília

Marília Bettin - arquiteta especializada em sustentabilidade. Já morou na Itália, Estados Unidos, Canadá e Brasil e nas suas andanças acompanha as melhores tendências de design de interiores, arquitetura e sustentabilidade.